Quais são os tipos de impermeabilização para construções?

Quais são os tipos de impermeabilização para construções?

Como tantas opções de sistemas e tipos de impermeabilização disponíveis no mercado hoje em dia, se tornou complexa a escolha para os engenheiros e para os arquitetos na hora de tomar a decisão para uma obra. Pensando que, na construção de qualquer empreendimento, seja ele comercial, residencial ou industrial, todas as etapas devem ser planejadas para que a execução se torne segura.

A impermeabilização é uma parte essencial no projeto, sendo uma etapa fundamental na construção civil ou em uma reforma, a fim de garantir que as estruturas fiquem sempre protegidas contra a ação da água.

Mas afinal, o que é impermeabilização? 

A impermeabilização é o processo construtivo que tem como objetivo impedir que a água ou outro fluido penetre em uma estrutura ou escape dela. 

O principal objetivo da impermeabilização é proteger e selar a alvenaria, concreto e revestimentos de infiltrações de água, manchas, bolor e degradação dos materiais usados, promovendo maior vida útil do imóvel. Para a construção civil, impermeabilização significa prevenção e economia a médio e longo prazo. 

Conheça os tipos de impermeabilização

Existem dois tipos de impermeabilizantes: os rígidos e os flexíveis. Cada um deles leva em consideração a possibilidade de as partes construtivas sofrerem algum tipo de fissuração ou infiltração. 

Impermeabilização rígida

É um procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados que são incorporados à argamassa ou ao concreto na hora da cobertura. 

Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura.

Esse tipo de impermeabilização é indicado para locais não sujeitos às fissuras, onde a mobilidade da estrutura é menor, como subsolos, piscinas enterradas e galerias, já que estão sobre a ação de condições de temperaturas constantes.

Impermeabilização flexível

Já a impermeabilização flexível é feita com mantas de materiais compostos de elastômeros e polímeros que são pré-fabricadas ou moldadas no local. Esse tipo de impermeabilização forma uma membrana protetora depois de seca e garante a estanqueidade das estruturas, além de se adaptarem às movimentações a que estão sujeitas. 

A impermeabilização flexível é indicada para as áreas internas e pode ser aplicada nas lajes e nas varandas. Para uso comercial e industrial, é muito usada em reservatórios suspensos e tanques, além do uso mais frequente que é em piscinas.

Sistemas de Impermeabilização

Conheça os principais sistemas de impermeabilização utilizados na construção civil:

Argamassa polimérica:

Contém cimento, agregados, aditivos e polímeros que formam um revestimento. Indicada para áreas frias e molhadas, poço de elevadores, piscinas, rodapés, reservatórios de água e subsolos.

Quais são os tipos de impermeabilização para construções?
Impermeabilização em piscina com argamassa polimérica

Calafetador:

Bastante utilizado na vedação de caixilhos e elementos em geral. Ideal para o preenchimento de juntas internas e externas, horizontais e verticais.

● Emulsão acrílica:

Tem base acrílica com elastômero, elementos que formam uma membrana líquida. É ideal para superfícies expostas e sujeitas ao contato com as intempéries, como lajes, coberturas, paredes e marquises.

Quais são os tipos de impermeabilização para construções?
Impermeabilização em laje com emulsão acrílica

● Emulsão asfáltica:

Um monocomponente, é aplicado a frio e requer proteção mecânica. Ideal para terraços, áreas frias e lajes.

● Hidrofugante

Material que repele a água e pode ser aplicado diretamente em superfícies minerais. Ideal para fachadas de pedra, telha cerâmica, cerâmica porosa,  tijolo e concreto aparentes.

● Hidrorrepelente:

Também repele a água e não altera a aparência do substrato. Ideal para superfícies minerais, como tijolo e concreto aparentes, fachadas de pedra, telha cerâmica e cerâmica porosa.

● Manta asfáltica:

Contém asfalto modificado com polímeros e é armado com estruturante. Ideal para lajes planas ou inclinadas, piscinas, floreiras, reservatórios de água e áreas frias.

Serviços de Impermeabilização – Guimarães Soluções Construtivas

Realizamos serviços de impermeabilização de caixas d’água, garagens, piscinas, lajes, coberturas, entre outros. 

Precisa realizar algum serviço de impermeabilização? A Guimarães Soluções Construtivas tem equipe técnica especializada para lhe atender. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas clicando aqui.

Solicite um orçamento

© Guimarães Soluções Construtivas

Otimizado por Lucas Ferraz SEO.